8 PONTOS A SE OBSERVAR PARA INSPECIONAR A SAÚDE DO TRANSFORMADOR

A inspeção no local do transformador da subestação geralmente expões importantes alterações de condição e inicia várias suspeitas que precisam ser investigadas em detalhes. Como em qualquer outro equipamento de subestação, muitas coisas podem dar errado durante a operação de um transformador. Por exemplo, os indicadores de temperatura podem travar, ou o mecanismo do relé Buchholz pode detectar falsamente falhas ou mesmo falhas na bomba de óleo.

Sem falar nos vazamentos de óleo que geralmente podem indicar um potencial de contaminação, perda de isolamento ou problemas ambientais. Esses são problemas muito sérios que a equipe de manutenção da subestação deve tomar muito cuidado durante a inspeção do equipamento.

A inspeção de um transformador requer uma equipe de manutenção experiente e apta a analisar todas e quaisquer inconformidades que possam aparecer.

Abaixo apresentamos a lista dos principais pontos a serem analisados durante a inspeção de um transformador.

 

1- INDICADORES DE TEMPERATURA COM TRANSFORMADOR EM FUNCIONAMENTO

Verifique todos os indicadores de temperatura enquanto o transformador estiver em funcionamento. O indicador de temperatura do enrolamento deve estar aproximadamente 15 graus acima da temperatura do óleo. Caso não encontre essa situação, ou algo semelhante, um ou ambos os indicadores estão com defeito.

Verifique a temperatura do óleo através do indicador e verifique também com uma câmera infravermelha. A comparação entre os valores obtidos pode revelar potências problemas a serem corrigidos.

É importante lembrar que alta temperatura pode significar sobrecarga, problemas de resfriamento ou problemas com enrolamentos, núcleo ou conexões.

 

2- INDICADORES DE TEMPERATURA COM TRANSFORMADOR DESATIVADO

Quando o transformador estiver off-line e tiver esfriado até a temperatura ambiente, verifique os principais indicadores de temperatura do óleo e do enrolamento. Ambos devem estar lendo o mesmo valor. Caso contrário, um ou ambos os indicadores estão com defeito.

 

3- VERIFIQUE O NÍVEL DE ÓLEO

Verifique o medidor de nível de óleo no conservador. Este medidor indica o nível do óleo exibindo uma temperatura. Compare a temperatura indicado no medidor de nível do conservador com o indicador de temperatura do óleo. Eles devem ser aproximadamente os mesmos.

Com o transformador off-line e com folga, abra a porta de inspeção na parte superior do conservador e olhe para dentro com uma lanterna. Se houver um vazamento, o óleo será visível na parte superior do diafragma ou dentro da bexiga. Feche o conservador e substitua a bexiga ou o diafragma na primeira oportunidade.

 

4- VERIFICAR VAZAMENTOS DE ÓLEO

O vazamento de óleo é muito perigoso, especialmente se não for detectado a tempo. O que a equipe de manutenção deve fazer? Eles devem verificar todo o transformador quanto a vazamentos de óleo. Os vazamentos geralmente se desenvolvem devido ao desgaste das juntas, exposição ultravioleta ou por expansão e contração, especialmente após os transformadores terem esfriado, devido ao encolhimento térmico das juntas e flanges.

Muitos vazamentos podem ser reparados com a aplicação de um adesivo epóxi ou outro adesivo.

 

5- VERIFICAR O DISPOSITIVO DE ALÍVIO DE PRESSÃO

A imagem abaixo mostra um dispositivo de alívio de pressão com o braço indicador amarelo. Com o transformador desligado, verifique o indicador de alívio de pressão na parte superior do transformador para ver se ele operou.

Caso tenha operado, o braço estará na posição para cima (vertical) e os relés de alarme e desligamento deverão ter sido ativados.

CUIDADO: Não energize novamente o transformador após este dispositivo ter operado e os relés terem desenergizado o transformador, até que testes extensivos para determinar e corrigir a causa tenham sido realizados.

Dispositivo_de_alívio_de_pressão

Dispositivo de alívio de pressão

 

6- VERIFICAR AS BOMBAS DE ÓLEO

Caso o transformador possua bomba de óleo, a equipe de manutenção deve verificar os indicadores de fluxo e as válvulas de isolamento da bomba para garantir que o óleo esteja circulando corretamente.

Com o auxílio de um analisador de vibração verifique se a bomba apresenta algum ruído incomum. Verifique também se o motor da bom está girando no sentido correto. Para fazer essa verificação bastar utilizar um amperímetro para verificar a corrente do motor e posteriormente comparar com a corrente de carga plena indicada na placa de identificação do motor. Se o motor estiver invertido a corrente será muito menro que a corrente de carga plena da placa.

 

7- VERIFICAR VENTILADORES E RADIADORES

A equipe de manutenção deve verificar e testar todas as válvulas de isolamento nas partes superior e inferior dos radiadores para garantir que estejam abertas. Inspecione os ventiladores e radiadores quanto à limpeza e se os ventiladores têm a rotação adequada. A verificação de pás sujas ou danificadas ou radiadores parcialmente bloqueados é obrigatória.

Além disso, é sempre uma boa prática verificar se os ventiladores estão invertidos eletricamente, ou seja, puxando o ar primeiro pelos radiadores e depois pelas pás do ventilador. Isso significa que as pás estão girando em ar quente depois de passar pelo radiador, o que é muito menos eficiente.

 

8- VERIFICAR O RELÉ BUCHHOLZ

Inspecione a válvula de isolamento no relé Buchholz para garantir que esteja aberta. Com o transformador offline e sob folga, examine o relé Buchholz levantando a tampa da janela e olhando para dentro.

Se houver gás no interior, o óleo será deslocado e o gás ficará evidente como um espaço em cima do óleo. Se for encontrado gás suficiente para deslocar a bóia superior, o alarme deverá ser ativado. A válvula no canto superior esquerdo deve expulsar o gás e resetar o relé.

Se uma pequena quantidade de gás for encontrada nesse relé quando o transformador for novo (alguns meses após o início de seu uso), provavelmente é apenas o ar que ficou preso na estrutura do transformador e agora está escapando. Neste caso não há grande preocupação.

 

Verificando da maneira correta esses 8 pontos citados no artigo com certeza você irá diminuir consideravelmente as chances de falhas no transformador. Claro que existem muitos outros pontos que não podem ser deixados de lado durante a inspeção e seu dever é analisar cada um deles com a bastante atenção.

 

Fonte: EA – Engenheiros Associados

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