Diferença entre o transformador e o autotransformador

Diferença entre transformador e autotransformador

Você sabe qual a diferença entre um transformador convencional e um autotransformador? Sabe qual a aplicação correta para cada um deles? Neste artigo você será apresentado ao principais conceitos e diferenças relacionados a transformadores e autotransformadores.

 

Se você questionar um profissional da elétrica em relação a diferença entre um transformador convencional e um autotransformador com certeza a primeira coisa que você ouvirá é: O transformador possui dois enrolamentos, o primário e o secundário, já o autotransformador possui somente um enrolamento comum para primário e para o secundário. E isso está certo, porém as diferenças vão além, como mostraremos de maneira resumida na tabela abaixo.

Diferença-Entre-Transformador-E-Autotransformador

 

Vantagens do autotransformador em relação ao transformador convencional

O autotransformador é melhor em alguns quesitos em relação ao transformador convencional. Abaixo listaremos algumas vantagens do autotransformador.

  • O cobre necessário para o autotransformador é muito menor em comparação com o cobre necessário para o transformador normal de dois enrolamentos;
  • O tamanho do autotrafo é pequeno. Portanto, o custo de todo o dispositivo é menor em comparação com o transformador normal;
  • Requer menos cobre. Portanto, a perda no enrolamento é menor. Portanto, as perdas no transformador são menores e aumentam a eficiência do transformador.
  • A regulação da tensão do autotransformador é melhor em relação ao transformador convencional.

 

Desvantagens do autotransformador em relação ao transformador convencional

A lista abaixo mostra as desvantagens do autotransformador em relação ao transformador convencional.

  • Não há isolamento elétrico entre o enrolamento primário e secundário. Isso é muito perigoso para transformadores de alta tensão;
  • Por qualquer motivo, se o enrolamento secundário estiver em curto-circuito, uma grande quantidade de corrente fluirá no lado secundário, pois possui baixa impedância.
  • Aqui, em um único enrolamento dividido em duas partes, se a parte comum do enrolamento quebrar, a ação do transformador é perdida e a tensão primária total aparece através do secundário.

 

Fonte: EA – Engenheiros Associados 

Para ler mais artigos como este clique aqui