7 placas de sinalização importantíssimas para instalações elétricas
A sinalização de segurança em instalações elétricas é um dos principais pontos de atenção para quem trabalha no segmento. A existência de placas de sinalização padronizados e documentados que sejam conhecidos por todos os trabalhadores é fundamental para a segurança de todos.
Sinalizar bem os locais de instalação é um procedimento destinado a orientar, alertar e advertir quanto a riscos ou condições de perigo existentes, proibições de acesso, cuidados e identificação de circuitos ou parte deles.
As placas orientam o trabalhador sobre rotas de fuga em casos de acidentes e também identifica e alerta para os riscos em áreas operacionais. Vamos conhecer quais são as principais delas?
1 Perigo de Morte/Alta Tensão: uma das placas mais fáceis de identificar, ela alerta para o perigo de ultrapassar áreas com perigo de choque elétrico e deve ser instalada em caráter permanente.
2 Uso Obrigatório de EPI: esta placa indica a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção individual e também deve ser instalada em caráter permanente. Se o risco for eliminado, a placa pode ser removida.
3 Atenção/Gases: esta sinalização alerta para a necessidade do acionamento do sistema de exaustão das salas de baterias antes de se adentrar, possibilitando a retirada de possíveis gases no local e em áreas que possuem processos químicos com acúmulo de gases.
4 Atenção para Bancos de Capacitores e Cabos a Óleo: é destinada à operação, manutenção e construção do tempo mínimo para fazer o Aterramento Móvel Temporário de forma segura e iniciar os serviços.
5 Perigo/Não Entre/Alta Tensão: uma placa que adverte terceiros quanto aos perigos de choque elétrico nas instalações. Deve ser instalada nos muros e cercas externas das subestações.
6 Perigo/Não Suba: um aviso para não subir devido ao perigo da alta tensão. Deve ser instalada em torres, pórticos e postes de sustentação de condutores energizados.
7 Identificação de Circuitos Elétricos: esta placa identifica o tipo de equipamento, circuito e respectivos cabos (com indicação de características) para facilitar o trabalho do eletricista.
Para saber mais sobre a segurança em instalações elétricas, leia também nosso post sobre equipamentos de proteção!