Equipamentos de proteção: como garantir a segurança em instalações elétricas

Você sabe o que é EPI? Trata-se dos Equipamentos de Proteção Individual. Para acontecerem com segurança, as instalações elétricas exigem um conjunto de EPIs a serem usados pelos trabalhadores. Cada equipamento possui regras de uso e de higienização para que a proteção seja eficaz.

Confira abaixo alguns dos equipamentos de proteção mais importantes segundo a NR-6, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – lembrando que todo EPI deve possuir um Certificado de Aprovação (CA) emitido por esse mesmo órgão.

 

Capacete de Proteção Aba Frontal

 Capacete de Proteção Aba Frontal

É utilizado para proteção da cabeça contra agentes meteorológicos e em locais confinados. Protege de impactos provenientes de queda ou projeção de objetos, queimaduras, choques elétricos e irradiação solar.

 

A higienização deve ser em recipiente com água, detergente ou sabão neutro, mergulhando o capacete por um minuto. O casco deve ser limpo com pano ou outro material que não provoque atrito, evitando assim a retirada da proteção isolante de silicone (brilho), fator que prejudica a rigidez dielétrica do mesmo. Por fim, secar sempre a sombra.

 

Conserve o capacete em uma superfície que evite o atrito com as partes externas ou com substâncias químicas. O uso correto dos capacetes é primordial e não devem ser usados com gorros ou bonés. Sempre vestir o capacete com a aba para frente e somente em traje completo (casco, carneira, jugular para trabalho em altura).

 

Capacete de Proteção Aba Frontal com Viseira

 Capacete de Proteção Aba Frontal com Viseira

Esse modelo é utilizado para proteger a cabeça e a face em locais com risco de explosões com projeção de partículas e queimaduras provocadas por abertura de arco voltaico. Os procedimentos de higienização são os mesmos do anterior, mas lembrando que, nesse caso, o protetor facial deve ser lavado com água e sabão neutro, secando com papel absorvente, sem friccionar.

 

Óculos de Segurança para Proteção

Óculos de Segurança para Proteção

Os óculos são utilizados para proteção dos olhos contra impactos mecânicos, partículas volantes e raios ultravioletas. A higienização deve ser com água e sabão neutro, secando com papel absorvente, mas sem friccionar. Sempre guardar os óculos na bolsa original e com a face voltada para cima. Utilizar os protetores durante todo o ciclo de trabalho.

 

Luva Isolante de Borracha

Luva Isolante de Borracha

As luvas são utilizadas para proteção das mãos e braços contra choques em trabalhos e atividades com circuitos elétricos energizados. Devem ser higienizadas com água e detergente neutro, secando sempre ao ar livre e a sombra, polvilhando externa e internamente com talco industrial. Armazenar em bolsa apropriada, sem dobrar, enrugar ou comprimir, em local protegido da umidade, da ação direta de raios solares, produtos químicos, solventes, vapores e fumos. Antes do uso, realizar o teste de insuflação para avaliação visual da luva em busca de rasgos, furos, ressecamentos etc.

 

Luva de Cobertura

Luva de Cobertura

É utilizada exclusivamente como proteção da luva isolante de borracha. Limpar utilizando pano limpo, umedecido em água e secar à sombra. Armazenar a luva em local protegido de fontes de calor. Se molhada ou úmida, secar à sombra também.

 

Luva de Proteção Tipo Condutiva

Luva de Proteção Tipo Condutiva

Equipamento para proteção das mãos e punhos. Lavar manualmente em água morna com detergente neutro, torcendo suavemente e secando à sombra. Armazenar em local seco e limpo.

 

Manga de Proteção Isolante de Borracha

Manga de Proteção Isolante de Borracha

É utilizada para proteção do braço e ante braço contra choque elétrico durante os trabalhos em circuitos elétricos energizados. Lavar com água e detergente neutro, secar ao ar livre e à sombra, polvilhando talco industrial, externa e internamente. Armazenar em saco plástico, em ambiente seco e ventilado. Se molhada, secar à sombra.

Calçado de proteção tipo condutivo

Calçado de proteção tipo condutivo

Utilizado para proteção dos pés. Deve ser engraxado com pasta adequada para a conservação de couros, armazenado em local limpo, livre de poeira e umidade. Se molhado, secar à sombra.

Vestimenta de proteção condutiva

Vestimenta de proteção condutiva

A vestimenta condutiva é o conjunto formado por jaqueta, calça, luvas, meias e botas condutivas, cuja função e a blindagem elétrica do eletricista quando executa trabalhos ao potencial. Higienizar manualmente em água com detergente neutro, torcendo suavemente e secando à sombra. Também pode ser lavada em máquina automática, desde que no ciclo roupa delicada de oito a dez minutos, com água e detergente neutro, secando à sombra em varal sem partes oxidáveis para não fazer vincos. Deve ser armazenada em local seco e limpo, em cabides não metálicos ou bolsas para transporte, sempre verificando se a roupa não está úmida ou com suor.

 

Vale a pena ressaltar que segundo o novo texto da Norma Regulamentadora nº 10, a vestimenta também é considerada um dispositivo de proteção complementar para os empregados e proíbe adornos, mesmo os não-metálicos. As vestimentas de trabalho devem considerar a condutibilidade, a inflamabilidade e as influências eletromagnéticas.

 

Para saber mais sobre a segurança em instalações elétricas, leia também nosso post sobre placas de sinalização!