Torqueamento de conexões e parafusos

TORQUEAMENTO DE CONEXÕES E PARAFUSOS 

Torque é um conceito da física, relacionado ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força a a ele. O Torque pode ser definido como uma quantidade física vetorial, uma medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo rotacione. O objeto gira sobre um ponto central, conhecido como ponto pivô. A distância do ponto do pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’.

De forma simplificada, torque é a resultante de uma força aplicada em um determinado ponto da alavanca. Sua fórmula é: (T = F X D) sendo, T = torque, F = força e D = comprimento da alavanca. As unidades de torque são deste modo a multiplicação de uma distância com a força aplicada. As unidades utilizadas são: N.m (Newton metro), lbf.ft (Libra pé), kgf.m (Kilograma força metro).

Torque resultante de uma força aplicadaA aplicação de torque ocorre em parafusos ou prisioneiros na fixação de componentes. Quando aplicamos toque a um parafuso, esta ação produz um esticamento e por consequência, uma deformação elástica. A Propriedade elástica do material faz com que esse tenda a voltar ao seu formato

A aplicação do torque adequado a uma determinada conexão elétrica garante que a mesma não está com o aperto abaixo nem acima do recomendado.

O torque abaixo do recomendado poderá causar aquecimento do ponto de conexão, gerando dano na conexão ou ao longo do condutor, bem como desperdício  de energia elétrica por  Efeito Joule.

Aquecimento de conexão por falta de apertoDetalhe de conexão aquecida por falta de aperto

O torque acima do especificado pelo fabricante da conexão ou por norma. Poderá fazer com o elemento de entre em uma determinada faixa de deformação, ou seja fora da zona elástica, fazendo com que o parafuso não forneça o aperto adequado, gerando também aquecimento da conexões.

A aplicação de torque muito acima do recomendado, poderá causar a ruptura do conector, ou caso isto não ocorra de imediato poderá dar uma falsa expectativa de uma conexão bem feita.

Forças atuantes na aplicação do torque

 

APLICANDO TORQUE A CONEXÕES

A única maneira de determinar corretamente o torque de aperto ideal para uma determinada conexão é simular a aplicação exata. Isso deve ser feito com um dispositivo indicador de tensão de determinado parafuso da aplicação.  Estes testes são realizados pelos fabricantes de parafusos que especificam através de tabelas qual o valor ideal a ser aplicado para aquele parafuso que está sendo fornecido.

Para a correta aplicação do torque conforme as especificações do fabricante alguns fatores devem ser observados: conjunto de conexão (porcas, arruelas, classe de dureza e bitola do parafuso) uso de ferramenta adequada e uso adequado da ferramenta.

A Tabela abaixo apresenta o torque adequado para diversos tipos de parafusos conforme especificação do fabricante:

Tabela de Torque de parafusos

Torquímetro

 O torquímetro tem como objetivo aplicar o aperto exato conforme desejado pelo operador, por ser um equipamento de precisão é recomendado utilizá-lo somente para o aperto final, sendo utilizado rpiemiramente uma chave convencional e quando avaliar que o para fuso está rposximo do torque idela utilizat=r o torquímetro. Esta medida ajuda na preservação da ferramenta, além de não ocorrer a perda do ajuste de calibração do equipamento.

O ciclo de calibração dos torquímetros são determinados pelos fabricantes, após uma determinada quantidade de utilização.

 

 

Torquímetro de Estalo

Torquímetro de Estalo

 

 

 Torquímetro de Relógio

 Torquímetro de Relógio

 

 

Torquímetro de Vareta

Torquímetro de Vareta

Fonte: EA – Engenheiros Associados